sábado, 21 de março de 2009

Festival Mundo à Mesa - Restaurante Mahalo - Cuiabá/MT - Março/2009

Por: Márcia Midori

Festival Mundo à Mesa – realizado em Cuiabá/MT, nos dias 17, 18 e 19 de março/2009, no Restaurante Mahalo. Com a presença da Chef anfitriã, Ariani Malouf e Chef convidado William Chen Yen (Restaurante Babel – Brasília/DF).

Dizem que desde que o fogo foi descoberto, pode haver cataclisma, pode haver ascensão e declínio de impérios, dinastias e repúblicas, mas quem há de passar incólume, sublime, impassível?

O Chef, claro!

Isto porque não há quem não se renda às maravilhas da boa gastronomia.
Já dizia a avó: - “vai comer que teu mal é fome, minha filha”...
Quem é exigente sempre está à procura do superlativo nas situações importantes de sua vida. Na gastronomia, não seria diferente.
O Restaurante Mahalo é um recôndito onde há a perfeita convergência da boa comida com a sua atmosfera aprazível. Mas é assunto para um tópico exclusivo.

Neste festival fomos contemplados com a visita do Chef William Chen Yen do Restaurante Babel. Faz tempo que venho observando que a melhor comida não quer dizer a melhor técnica, tampouco a exasperação do talento. São predicados importantes, claro, mas tão importante quanto a técnica e o talento é a alegria. A alegria de criar, a alegria de comandar a cozinha, a alegria em ver nos rostos das pessoas a satisfação a cada bocada. E foi isso que este Chef nos trouxe, com a sua própria alegria, a nossa, a de comer !
A cozinha fusion, como o próprio nome diz, transcende paradigmas do que se conhece. Eu mesma me surpreendi com o seu zabaione.
Ficam meus agradecimentos à Chef anfitriã, Ariani Malouf, que nos recebeu com muito carinho e ao Chef convidado, William Chen Yen pela grata oportunidade de conhecer tantos sabores num só jantar!

Mas vamos ao cardápio:

Couvert:
Alho cremoso, dip de pimentas com azeite EV, pães variados.

Amuse-Bouche:
Shot de cogumelos paris e shitake

Bombom de foie-gras com chocolate ao tabasco e flor-de-sal aromatizado com vinho do Porto.

Entrada:
Tartar de salmão, chip de batata doce e saladinha com vinagrete de mostarda Dijon.

Primeiro Prato:
Camarão V.G. ao tahine e couscous mediterrâneo sobre carpaccio gratin de zucchini.

Segundo Prato:
Filé ao brie com crosta de pão e ervas aromáticas frescas sobre ninho de capelli d’angello ao tartufo

Sobremesa Brasil:
Manga salteada com geléia de gengibre, farofa doce de paçoca e poivre-rosé.

Sobremesa Cocoa:
Galette de chococo, cobertura caramelada de maçã ao vinho e lago de zabaione.

Restaurante Mahalo
http://www.mahalorestaurante.com.br/
Rua Presidente Castelo Branco, 359, Quilombo
Cuiabá - MT
(65) 3624-9711 (das 08:00h às 18:00h)
(65) 3028-7700 ( a partir das 19:30h)
ariani@grupoas.com.br

Restaurante Babel
http://www.babelrestaurante.com.br/home.htm
CLS 215 - Bloco A - Loja 37 - Asa Sul
Brasília - DF
++55 61 3345 6042
babel@linkexpress.com.br


Alho Cremoso

Shot de Cogumelos



Bombom de Foie-gras

Tartar de Salmão

Camarão V.G. ao tahine

Filé ao brie com crosta de pão

Sobremesa Brasil

Sobremesa Cocoa

domingo, 15 de março de 2009

RESTAURANTE AL MANZUL

Por: Márcia Midori


Av. Arquimedes Pereira Lima - antiga Estrada do Moinho, 9 km – Cuiabá/MT
Fone: 65 3663-2237
Horário: 5ª/6ª 19h/23h, sáb 11h/15h, 19h/23h, dom 12h/16h (Reservar)

Dica é imperdível. Referência mundial da culinária árabe.
O restaurante Al Manzul foi contemplado como o melhor da culinária árabe na 30ª edição do Troféu Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, em Madri.

Este eu posso recomendar porque é uma de minhas paixões.
A entrada: um dos melhores kibes crus que já provei, que lá pode ser servido com um molho de hortelã (nunca vi em nenhum outro restaurante libanês), o tradicional homus e a coalhada seca, berinjela com cobertura de nozes, favas com um toque de alho e a inigualável porção de quibes fritos (de peixe) servido com um molho especial (penso que um dos ingredientes seja o tahine).
O buffet: são tantos pratos maravilhosos e tão bem preparados que só indo lá para conferir o requinte de cada prato. Mas como uma pequena dica, posso recomendar o carneiro assado, a berinjela com suco de romã, os charutos com folhas frescas de uva, o arroz marroquino, a berinjela recheada, o carneiro com favas...

“O banquete de 35 iguarias trazidas em seqüência inclui receitas tradicionais libanesas e criações dos proprietários. No melhor restaurante árabe do Brasil, ingredientes como folhas de uva, trigo, semolina, água de laranjeira, suco de romã e gergelim são importados do Líbano, da Síria e Jordânia. Entre os pratos, estão o carneiro assado por 15 horas, a pasta de berinjela com suco de romã e o falafel (bolinhos de fava). Para finalizar, doces caseiros como o ataif, pastel recheado com nozes e café árabe.” (Nota do Guia 4 Rodas)
“Não foi apenas o Guia Quatro Rodas que elegeu o Al Manzul como um dos melhores. Em 2002, quando o restaurante recebeu a visita do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias, o jornal italiano Il Nuovo também destacou a comida árabe do estabelecimento como a melhor do mundo.” (www.anba.com.br)


Berinjela Recheada e Quiabo ao Molho de Romã

Charutos de Folhas de Uva (Frescas)

Arroz Marroquino

Pratos Frios: Quibe Crú, Lagarto Marinado

com Alho Laminado e Ervas, Coalhada Seca

sábado, 14 de março de 2009

RESTAURANTE CHI FU

Por: Márcia Midori


Endereço: Praça Carlos Gomes, 168, Liberdade, São Paulo/SP
Fone: (11) 3104-2750
De terça à domingo, das 12h às 23h

É um restaurante chinês absolutamente ímpar. Esqueça suas referências sobre restaurante chinês com meia dúzia de pratos com carnes e legumes, alternados, todos servidos com o mesmo molho de shoyu com maisena. No CHI FU cada prato tem um sabor singular. Os ingredientes são de primeira qualidade. O Preço é justo e a porção é farta. A espera da mesa é recompensada por uma viagem inigualável à culinária chinesa, dizem, do Cantão. Apesar do ambiente informal e do leve inconveniente na hora dos pedidos, se você tiver a paciência de se comunicar com garçonetes que não falam muito bem o português, mas entendem, qualquer prato do cardápio fará com que se torne fã deste restaurante. Recomendo: O pato laqueado – carne tenra com a crosta crocante, um sabor levemente puxado pra canela. A lula com Nirá – Anéis de lula combinados com uma verdura oriental chamada Nirá, parente da cebolinha verde, mas de sabor e textura própria.Os camarões médios picantes – Camarões empanados, salpicados de alho, pimenta vermelha fresca e cebolinha. (Werner, esse prato vc vai amar!)Ostras no vapor – Porção generosa de Ostras, feitas no vapor e salpidacas com grãos de Dao Si (Dão Si é o grão fermentado da soja – é pretinho e saboroso). E muito mais, mas já estou ficando com água na boca...kkk....cada vez que vou lá peço um prato diferente e me surpreendo!Dizem que onde os “nativos” comem, não há como errar...então, essa é a minha dica de restaurante chinês.

Recomendo a todos que pensam que conhecem a culinária chinesa...novos horizontes, novos sabores, novas combinações e, principalmente, novas perspectivas! Porque este restaurante é inigualável.



Camarão com Pimenta
Camarão com Pimenta


Ostras com Dao Sí
Ostras com Dao Sí


Pato Laqueado
Pato Laqueado


Lulas Empanadas com Pimenta
Lulas Empanadas com Pimenta


Lulas com Nirá
Lulas com Nirá

Começo de tudo...

Bom, aqui vai uma ótima dica, que aliás, foi uma das inspirações para a criação deste Blog...a divulgação dos pratos relacionados ao Prato da Boa Lembrança, que podem ser visualizados no Blog que indico a todos:

http://pratodaboalembranca.blogspot.com/

Abraços e bom divertimento!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Finalmente um Blog

Graças ao meu amigo multifuncional, eis o blog!